Proposta de dissertação do MEI
Título: Redes neuronais profundas para classificação do território combinando imagens de satélite e fotos geo-referenciadas
Proponente(s): Bruno Martins (INSEC) e João Moura Pires (NOVA LINCS)
Créditos: 42 ECTS
Área científica: Decision Support and Artificial Intelligence
Início preferencial: 1º Semestre
URL: https://drive.google.com/open?id=1J4yAlf_3kTdcVlE8u2SPqVuUWwNT0tVI
Já estão em curso trabalhos preliminares executados pelo alunos:
Tiago Conceição
Breve descrição: A detecção/delimitação de regiões geo-espaciais associadas a eventos, tais como inundações ou incêndios, pode hoje ser feita através de técnicas de detecção remota e imagens de satélite, especificamente através do envolvimento de especialistas do domínio ou através de métodos de classificação automática. Dados \\\"patches\\\" de imagens de satélite cobrindo uma área espacial relativamente ampla, o objetivo é produzir máscaras de segmentação para os \\\"patches\\\" de entrada, delimitando assim as regiões associadas aos eventos de interesse. Este projeto pretende o estudo e desenvolvimento de técnicas, baseadas em redes neuronais profundas, para recuperar e classificar conteúdo de plataformas de \\\"social media\\\" (e.g., Flickr ou Twitter) relacionados com eventos que possam ser detectados remotamente (inundações, incêndios, etc. ), e para relacionar estes conteúdos com imagens de satélite, para que a delimitação de regiões afetadas por determinados eventos possa ser realizada com maior precisão.
Observações: O projecto será desenvolvido no contexto de uma colaboração entre o INESC-ID e NOVA LINCS no âmbito de um projecto MIMUS.