Universidade Nova de LisboaFaculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Edição actual: 2017-2018 Estágios Sem. Ímpar
Sábado, 25 de Novembro de 2017
Entrar | Perdeu a senha? |

FAQ - Perguntas frequentes

  1. O que é um estágio para estudantes de 1º ciclo (3 anos) DI/FCT ?
  2. Estes estágios são uma vertente da cadeira de Atividade Prática de Desenvolvimento Curricular, do 6º semestre do MIEI. Oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver uma atividade técnica de Engenharia Informática desenrolada no contexto de uma empresa ou instituição exterior à Universidade. As atividades típicas integram os estudantes em equipas e tarefas que lhe proporcionam um desenvolvimento de capacidades técnicas e sociais relevantes, em contacto imersivo no meio empresarial.

  3. Qual o período de estágio para estudantes de 1º ciclo (3 anos) DI/FCT ?
  4. O estágio decorre como uma atividade letiva em simultâneo com (tipicamente) duas outras unidades curriculares (cadeira). O estágio tem uma carga horária de 3 dias por semana, durante 20 semanas, e deve ser interpretado com uma atividade correspondente a aproximadamente 60 pessoa-dia. Os estágios decorrem em ambos os semestres letivos, de Setembro a Fevereiro, e de Março a Julho.

  5. Que empresas e instituições podem propor estágios para estudantes de 1º ciclo (3 anos) DI/FCT ?
  6. Os estágios são propostos por um conjunto alargado de empresas e instituições com quem o DI estabeleceu protocolos e são certificadas pela Comissão do Curso.

  7. Que empresas podem estabelecer protocolos de colaboração para propor estágios ?
  8. Qualquer empresa que desenvolva internamente atividades de Engenharia Informática, e que evidencie capacidade técnica para supervisionar e integrar estudantes nessas atividades. (Contacto para novos protocolos: di.estagios@fct.unl.pt)

  9. Como submeter propostas de estágios?
  10. O período de aceitação de propostas para o semestre ímpar (Setembro-Fevereiro) está aberto até 15 de Setembro de 2017 na área do site de gestão de estágios (link) relativa a Propostas de Estágios usando o formulário disponível no menu "Propostas de Estágio", e na opção "Propor estágio".

  11. Quem pode coordenar um estágio na empresa/instituição?
  12. As empresas que proponham estágios ao DI comprometem-se a dar aos estudantes uma correta integração na empresa e a proceder a um acompanhamento próximo do seu trabalho. O coordenador de estágio é um colaborador da empresa com formação e competência técnica para acompanhar o estágio e servir de interlocutor com o elemento de ligação nomeado pelo DI.

  13. Submeter estágios tem custos associados?
  14. A submissão de propostas de estágios não tem custos. Apenas os estágios que de facto são iniciados têm custos envolvidos.

  15. Acolher um estágio tem custos associados?
  16. A integração de cada aluno num estágio está sujeita ao pagamento de uma contrapartida financeira ao Departamento (250€+IVA em 2017/2018). Essa contrapartida destina-se a suportar, entre outras, as atividades administrativas associadas ao funcionamento da cadeira.

  17. Avaliação e aceitação de propostas?
  18. Os coordenadores da cadeira e a Comissão de Curso avaliam e certificam a adequação das propostas submetidas, colaborando com as empresas proponentes no sentido de clarificar e melhorar todos os aspetos das propostas. Reserva-se no entanto o direito de não divulgar aos alunos propostas que não cumpram os critérios técnicos esperados.

  19. As empresas podem apresentar as propostas aos estudantes?
  20. O DI reserva duas datas (ver site) em que as empresas podem-se apresentar aos estudantes e explicar o racional das propostas que submeteram (e que foram aceites no processo de avaliação de propostas).

  21. As empresas podem selecionar os estudantes?
  22. O DI segue um processo de atribuição de estudantes a propostas de estágio. A empresa deve entrevistar o aluno após essa atribuição (ver datas no site) e quer a empresa quer o estudante têm opção de recusa dessa atribuição. As atribuições não concretizadas libertam quer o estudante, quer a proposta de estágio para uma nova atribuição.

  23. O que são Teses de Mestrado em ambiente empresarial?
  24. O Departamento acolhe propostas de empresas interessadas no estabelecimento de protocolos de enquadramento de alunos de mestrado, para efeitos de realização de dissertação em contexto académico e empresarial, de acordo com o Regulamento de Funcionamento das Dissertações de Mestrado (Preparação e Elaboração) (link - http://cdn.fct.unl.pt/sites/www.di.fct.unl.pt/files/ucs-dissertacoes-mei.pdf). Uma dissertação de mestrado consiste num trabalho individual de investigação, inovação e desenvolvimento que explora os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Neste termos, o trabalho de dissertação pode consistir numa combinação de trabalho de natureza científica com projeto avançado de engenharia.

  25. Qual o período de realização de uma dissertação para estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática?
  26. O trabalho conducente à dissertação deve corresponder a uma ocupação equivalente a 2 dias por semana de Setembro 2017 a Março 2018 (1ª fase - preparação) e 5 dias por semana de Março 2018 a Julho 2018 (2ª fase - elaboração).

  27. Onde e quando submeter propostas de tema de dissertação (tese) de Mestrado?
  28. O período de aceitação de propostas para início de trabalhos em Setembro 2017 está aberto até 15 de Setembro de 2017 na área do site de gestão de estágios (link) relativa a Propostas de Estágios usando o formulário disponível no menu "Temas de Mestrado", e na opção "Propor Tema de Dissertação". (Contacto: di.outreach.empresas@fct.unl.pt)

  29. Acolher uma dissertação de mestrado tem custos associados?
  30. A realização de dissertações em ambiente académico-empresarial está sujeita ao pagamento de uma contrapartida financeira ao departamento e o pagamento de bolsas aos alunos está também regulamentado. (Para mais informações contactar: di.outreach.empresas@fct.unl.pt)


Sistema de Propostas de Estágios e de Temas de Dissertações de Mestrado do Departamento de Informática da FCT/UNL